Projeto Literário
“ Poesia encantada”
Marley Rodrigues
Coordenação Pedagógica
|
Projeto: Poesias Encantadas
Objetivos
- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Cantar e recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Cantar e recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
- Desenvolver a comunicação oral
- Relacionar a leitura e a escrita das poesias
Público Alvo
Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal “Argeu Brandão”
Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal “Argeu Brandão”
Tempo estimado
15 dias
Material necessário
Livro e CD: Poesias encantadas – Autora: Gina Borges
Livro e CD: Poesias encantadas – Autora: Gina Borges
Desenvolvimento
1ª etapa
Acomode os alunos em roda, escolha poesias e leia para a turma. Expresse os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.
2ª etapa
Sugira que pesquisem com os pais ou familiares se gostam e conhecem de cor alguma poesia. Crie um mural de poesias a partir destas contribuições e de visitas à biblioteca.
3ª etapa
Faça uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.
4ª etapa
Faça uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.
4ª etapa
Proponha ao grupo a idéia de organizar um sarau de poesias. Cada turma deverá um ensaiar a poesia escolhida no livro. Mesmo que não saiba ler convencionalmente, a criança pode estabelecer relações entre a poesia cantada e a que está escrita, pois sabe a letra da música de cor.
5ª etapa
Promova situações de escrita a partir da poesia escolhida. Por exemplo: completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia, ou, ao contrário, palavras para formar o verso, escrita espontânea do título, ilustração e exploração de rimas.
Você poderá também promover jogos de leitura relacionando o título da poesia com algum verso, ou o título com o nome do autor, ou alguma ilustração relacionada ao título, sempre a partir da poesia já memorizadas pela garotada.
Produção de um convite para o “Sarau: Poesia Encantada”
6ª etapa
Confecção de mural para o dia da Apresentação
No mural do dia da apresentação deverão as poesias escolhidas pelos alunos.(Cada turma fará o um belo cartaz da poesia escolhida)
Produto final
Sarau de poesias com a participação dos alunos, professores, pais e familiares e cartaz (ilustrado) que contenha a poesia escolhida.
Avaliação
Avaliação
Ao final do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas, por exemplo), se expressarem e se apresentarem em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia apresentada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, deixe o seu comentário.