sábado, 24 de março de 2012

Projeto: Poesia encantada



                

Projeto Literário
“ Poesia encantada”



                                                                            

Marley Rodrigues
Coordenação Pedagógica


          



Projeto: Poesias Encantadas
Objetivos
- Brincar com a sonoridade das palavras.
- Ampliar o repertório literário.
- Construir maior conhecimento sobre o gênero literário (poesias).
- Cantar e recitar poesias explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir
- Valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras de articular e aperfeiçoar a oralidade.
- Aprender a expressar-se num grupo.
- Conhecer a prática social de um sarau (e tudo que a envolve) em que as pessoas se reúnem para apreciar e declamar poesias, além de interagir com um público ouvinte.
- Desenvolver a comunicação oral
- Relacionar a leitura e a escrita das poesias
Público Alvo
Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal “Argeu Brandão” 

Tempo estimado
15 dias
Material necessário
Livro e CD: Poesias encantadas – Autora: Gina Borges



Desenvolvimento
1ª etapa
Acomode os alunos em roda, escolha poesias e leia para a turma. Expresse os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor.

2ª etapa
Sugira que pesquisem com os pais ou familiares se gostam e conhecem de cor alguma poesia. Crie um mural de poesias a partir destas contribuições e de visitas à biblioteca.

3ª etapa
Faça uma lista com os títulos das poesias preferidas do grupo.

4ª etapa
Proponha ao grupo a idéia de organizar um sarau  de poesias. Cada turma deverá um ensaiar a poesia escolhida no livro. Mesmo que não saiba ler convencionalmente, a criança pode estabelecer relações entre a poesia cantada e a  que está escrita, pois sabe a letra da  música de cor.

5ª etapa
Promova situações de escrita a partir da poesia escolhida. Por exemplo: completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia, ou, ao contrário, palavras para formar o verso, escrita espontânea do título, ilustração  e exploração de rimas.


Você poderá também promover  jogos de leitura relacionando o título da poesia com algum verso, ou o título com o nome do autor, ou alguma ilustração relacionada ao título, sempre a partir da poesia já memorizadas pela garotada.
Produção de um convite para o “Sarau: Poesia Encantada”

6ª etapa
Confecção de mural para o dia da Apresentação
No mural do dia da apresentação deverão as poesias  escolhidas  pelos alunos.(Cada turma fará o um belo cartaz da poesia escolhida)

Produto final
Sarau de poesias com a participação dos alunos, professores,                                          pais e familiares e cartaz (ilustrado) que contenha a poesia escolhida.

Avaliação  
Ao final do projeto espera-se que as crianças sejam capazes de reconhecer características do texto poético (divisão em versos e estrofes e rimas, por exemplo), se expressarem e se apresentarem em público, de maneira eficaz e adequada, transmitindo sentimento da poesia apresentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe o seu comentário.