Dele disse Carlos Drummond de Andrade: "Vinicius é o único poeta
brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão. Quer dizer, da poesia em
estado natural". "Eu queria ter sido Vinicius de
Moraes". Otto Lara Resende assim o definiu: "Manuel Bandeira
viveu e morreu com as raízes enterradas no Recife. João Cabral continua
ligado à cana-de-açúcar. Drummond nunca deixou de ser mineiro. Vinicius é
um poeta em paz com a sua cidade, o Rio. É o único poeta
carioca". Mas ele dizia nada mais ser que "um labirinto em busca
de uma saída".
O que
torna Vinicius um grande poeta é a percepção do lado obscuro do homem. E a
coragem de enfrentá-lo. Parte, desde o princípio, dos temas fundamentais:
o mistério, a paixão e a morte. Quando deixa a poesia em segundo plano
para se tornar show-man da MPB, para viver nove casamentos, para
atravessar a vida viajando, Vinicius está exercendo, mais que nunca, o poder
que Drummond descreve, sem conseguir dissimular sua imensa inveja: "Foi o
único de nós que teve a vida de poeta".
Este
ano (2013), comemora-se o centenário desse grande poeta, por isso trabalharemos
em sala de aula durante o período de três semanas a vida e as obras de Vinícius
de Moraes, focando sua obra em três vertentes: a poesia, a música e o teatro.
Justificativa:
Quando se fala em cultura brasileira não tem como não lembrar de Vinícius
de Moraes. Poeta, compositor, autor, dramaturgo; Vinícius de Moraes é o que há
de melhor na literatura . Aproveitando o centenário deste grande homem,
buscamos através deste projeto um trabalho com suas poesias, no qual
poderemos explorar não apenas o texto escrito, mas enriquecer nossas aulas
e estudos com algumas músicas que compõem a obra.
O trabalho poderá ser baseado nas poesias e ou músicas e seguirá a
direção das turmas,que organizarão a proposta para 30 ou 40 minutos de
apresentação .
. Os versos de Vinicius estão na boca do povo não somente pelo sucesso
dos textos e do CD, mas também, pela contaminação folclórica de seus versos.
“A arca de Noé” não tem explicação: é um fenômeno cultural do Brasil.
Mas, mais do que um clássico da literatura infantil, a obra de Vinicius é um
deleite para a infância, uma exaltação da arte, da palavra e daquilo que há de
lúdico nela. É brincadeira pura, simplesmente porque a vida precisa dessa
magia. O contato com as poesias da “A arca de Noé” é viver a infância em
qualquer idade, é a vida visitando a singeleza, o leve, aquilo que é belo e
simples. É sempre reler e revisitar, é suspirar de novo uma infância
permanente, é andar de novo com passos lentos para apreciar o mundo. O amor exala em seus poemas.
Sendo assim, o trabalho proposto irá, com certeza, proporcionar
excelentes momentos de diversão, criatividade, imaginação e descobertas,
através de uma viagem emocionante nos versos e nas rimas das poesias e
músicas de Vinícius de Moraes.
“A poesia sensibiliza qualquer ser humano.
É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada.”
Afonso Romano de Sant’Ana
Objetivos Gerais:
Durante o desenvolvimento do projeto, mobilizaremos os alunos para a
importância da poesia, o quanto é gostoso uma leitura ritmada e com rimas,
desenvolver a capacidade auditiva dos alunos, além de acrescer o contato com
textos que desenvolvem competências e habilidades linguísticas específicas,
como a apropriação de atitudes fundamentais na construção de leitores e
escritores:
Objetivos Específicos:
Ø Enaltecer
o belíssimo repertório desse mestre da literatura brasileira.
Ø Enfocar
curiosidades da vida e trajetória do poeta, envolvendo
o lúdico, através de poesias e canções conhecidas na mídia e no cenário
editorial.
Ø Apresentar
métodos de leitura e declamação de poemas, despertar assim o
interesse pela literatura e oratória
Ø Descobrir
a importância da poesia como forma de expressão e comunicação;
Ø Desenvolver
o gosto pela leitura;
Ø Imaginar,
produzir sentidos e estabelecer relações entre as palavras;
Ø Escutar
poemas e poesias lidas, apreciando a leitura feita;
Ø Ouvir
e apreciar poemas e poesias declamados pelos colegas;
Ø Familiarizar-se
com a escrita por meio do manuseio de livros e visualização de cartazes com
poesias escritas;
Ø Compreender
o sentido dos poemas e poesias lidos na sala de aula;
Ø Produzir
rimas;
Ø Produzir
poemas e poesias individuais e/ou coletivas;
Ø Declamar
poemas e poesias;
Ø Produzir
um sarau;
Estratégias de Desenvolvimento:
Ø Estudo,
compreensão, produção e reescrita da biografia de Vinícius de Moraes;
Ø Leitura
e interpretação oral coletiva dos poemas e poesias de Vinícius de Moraes
Ø Leitura
e interpretação escrita (individual) dos poemas e poesias de Vinícius de
Moraes.
Ø Compreensão
oral e escrita de textos poéticos;
Ø Ampliação
do conteúdo das poesias;
Ø Leitura
e criação de rimas;
Ø Montagem de textos
poéticos fatiados em tiras;
Ø Escrita e reescrita de
textos poéticos;
Ø Ilustração de poesias e
poemas;
Ø Confecção de murais;
Ø Confecção
de dobraduras;
Ø Criar
novas rimas para as poesias de Vinícius, dando um novo final;
Ø Declamação
de poemas e poesias;
Ø Dramatização de poemas e
poesias de Vinícius de Moraes;
Ø Assistirem a musicais para depois fazerem apresentações das poesias.
Trabalhar com poesia em pares é muito
interessante. Este trabalho é realizado de duas maneiras: primeiro, através da
leitura da poesia, depois são propostas as atividades interpretativas, já que
cada pessoa interpreta um texto de forma diferente, mas de maneira coerente.
Avaliação:
A avaliação do trabalho deverá ser contínua, na qual os estudantes serão
observados em todas as etapas que envolvem o projeto, sua participação e
envolvimento com as atividades, o interesse em levar coisas novas e materiais
que ainda não foram discutidos ou apresentados, o crescimento da mesma diante
das atividades, as etapas que conseguiu dominar e vencer, a criatividade, o
respeito aos colegas e às regras estabelecidas pelo grupo e professora, excelência
em participação e trabalho em equipe, além da aquisição de outras construções.
“Leia, não para
contradizer ou refletir, nem para crer ou tomar como certo, nem pelo discurso
ou pelo enredo, mas para pensar e considerar. Alguns livros são só para serem
provados, outros para serem engolidos, outros para serem mastigados e
digerido."
Adaptação: Marley Rodrigues
Desabafo
Quero ressaltar aqui o meu protesto sobre críticas em relação a utilização de mídia, que precisa ser usado para a exibição dos musicais, biografia, dentre outros para enriquecer o trabalho e motivar os alunos. E muitos professores não o utilizam por comodismo e quando o colega usa, tem a coragem de ficar criticando sem procurar saber sobre o projeto literário que está sendo desenvolvido e que toda ação do professor tem que ter um objetivo específico.
Ou será que criticam por comodismo ou por não saberem utilizá-lo.
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